Sunday, March 23, 2014

RECEITAS PRODUTOS DE LIMPEZA ORGANICOS E NATURAIS

Recebi uns emails sobre fazer sabão de roupa e produtos de limpeza orgânicos em casa, acho ótimo que as pessoas estejam se conscientizando dos perigos dos químicos para a saúde MAS a receita usava amoníaco. Achei absurdo! Não tem nada de saudável no amoníaco, somente o cheiro dele já é capaz de causar edema pulmonar e necrose de tecidos. 


Não faça isto! Se quer produtos de limpeza orgânicos, já testei as seguintes fórmulas e ainda testo fórmulas há anos e funcionam bem:


1. Sabão de maquina de lavar roupa:

   1 sabão de coco neutro ralado ou compre líquido (tipo sabão castelo ou castile soap, pode ser de óleo de côco ou de óleo de oliva ou qualquer óleo natural)

   1/2 xícara de bórax 

   1/2 xícara de bicarbonato 

   1 galão de água 

Se quiser cheiros, coloque óleos essenciais q goste.  

  Derrete tudo num panelao e coloque nas garrafas antigas de sabão líquido ou amaciante.

Precisa chacoalhar antes de usar, a consistência é diferente, mas funciona e é biodegradável e muito mais barato que os do mercado, acabou com as alergias de pele aqui em casa que vinham do sabão de roupa e amaciante químico. 



2. Amaciante de roupa:


Um pouquinho de vinagre com água na parte do amaciante. Tira o estático, é orgânico, é desinfetante, não deixa cheiro e as roupas ficaram muito macias, sem aquela consistência dura que fica do sabão químico q não sai direito. 

Se quiser cheiro, adicione óleos essenciais na mistura ou burrife água com óleos essenciais depois de secas. Ou use saches nas gavetas e armários. 


3. Louça na pia, uso sabão castelo líquido (natural de coco ou outros óleos essenciais). Se não encontro, ralo e derreto o de barra mesmo. Coloco umas gotinhas de óleo melaleuca ou lavanda que são anti-sépticos.


4. Limpeza da casa e vidros: vinagre com água, ou coloque num burrifador água com gotinhas de essência de lavanda ou melaleuca (tea tree) ou gerânio. 

Ou 1/3 de álcool o resto de água com melaleuca. 

Limão e vinagre são ótimos desinfetantes orgânicos.



5. Pasta de dente tem os piores químicos e os engolimos. Fora que estão LOTADAS de açúcar. Na falta de dinheiro para pasta de dente orgânica, o bicarbonato de sódio funciona muito bem. Algumas pessoas colocam uma gota de melaleuca para gosto (de grade medicinal q pode ser ingerida). Use o bicarbonato como pó dentrificio comum. Não vai fazer espuma nem ser doce porque não tem químicos nocivos nem açúcar.



6. Desodorante: pesquisas já mostraram a correlação dos químicos do desodorante comum com câncer de mama e outros. A verdade é que o mau cheiro bem do consumo de carnes e comidas processadas. Comer saudável, comer muita salsinha, dill, e outras ervas, não deixam cheiro no corpo nem na boca. Mesmo suando. Somente em situações de doenças, gripes, etc, porque o cheiro é eliminação de toxinas etc. O melhor desodorante e mais seguro é: molhar um algodão e colocar UMA gota de óleo essencial de melaleuca (tea Tree) no algodão. É passar nas áreas de mau cheiro. Melaleuca é anti bacteriano E ANTI FUNGAL. Pode ser usado até em micose, cortes, limpeza, tudo.



7. Enxágüe bucal: usada até no exército, para tudo, é água oxigenada daquela para curativos, mais diluída. Não engula. Apenas bocheche e cuspa. Pacientes de câncer na Clínica Gerson tbm passam água oxigenada com um algodão pelo corpo todo após o banho para oxigenar o corpo e ajudar eliminar câncer. Câncer se enfraquece com oxigênio. 


8. Maquina de lavar pratos: pode usar o sabão químico normal, contanto que depois de limpos, dê mais um enxágüe SEM NADA para retirar o sabão químico que nunca sai e acabamos comendo o mesmo. 


9. Shampoo: na impossibilidade de comprar shampoo orgânico sem aqueles químicos da espuma que causam câncer, você pode usar o bom e velho sabão de coco neutro (natural, de lojas naturais, nao aquele de roupa). Ainda compro o shampoo orgânico, porque meu cabelo é muito fininho e embarassa fácil. Ainda estou testando receitas que funcionam para mim. Mas para o resto do pessoal aqui está receita funcionou para todos eles:


1 sabão castelo ralado derretido ou 1 xícara do líquido

1 xícara de leite de coco 

Óleos essenciais à gosto


Misturar tudo e por na garrafa do shampoo antigo.



10. Condicionador - ainda não encontrei uma receita que funcione com meu cabelo. Quando encontrar coloco aqui. 


11. Sabonete: sabão de coco (tipo sabão castelo) puro, ou qualquer outro natural orgânico. A Dé Déborah Paschoal vende uns excelentes da linha do Peter Paiva. Em Poços de Caldas, Serra Negra, Lindoia, etc existem varias lojinhas de sabonetes naturais tbm com água sulfurosa, inclusive meu preferido de lama de araxa. 


12. Perfume - escolha um óleo essencial que goste, use e abuse. 

Perfumes são deliciosos e amo, e uso tbm o meu J'Adore para sair. Mas possuem químicos e fazem mal. No dia a dia óleos essenciais são maravilhosos, uso um spray de cheiro de laranja com patchuli que fica fantástico, todo mundo pergunta na rua. 


Lívia Maris Jepsen

www.mycrystalangel.com







No comments:

Post a Comment