Wednesday, August 22, 2012

Auto-Estima Naturalmente

A autoestima é a soma da autoconfiança com auto respeito. Ela reflete o julgamento implícito da nossa capacidade de lidar com os desafios da vida (entender os problemas, tolerância em ambiente hostil e paciência nas adversidades), ela confere o direito de sermos felizes.

F. Potreck-Rose e G. Jacob (2006) propõe quatro pilares para a construção da autoestima que são eles:

1. Autoaceitação: uma postura positiva com relação a si mesmo como pessoa. Inclui elementos como estar satisfeito e de acordo consigo mesmo, respeito a si próprio, ser "um consigo mesmo" e se sentir em casa no próprio corpo;

2. Autoconfiança: uma postura positiva com relação às próprias capacidades e desempenho. Inclui as convicções de saber e conseguir fazer alguma coisa, de fazê-lo bem, de conseguir alcançar alguma coisa, de suportar as dificuldades e de poder prescindir de algo;

3. Competência social: é a experiência de ser capaz de fazer contatos. Inclui saber lidar com outras pessoas, sentir-se capaz de lidar com situações difíceis, ter reações flexíveis, conseguir sentir a ressonância social dos próprios atos, saber regular a distância-proximidade com outras pessoas;

4. Rede social: estar ligado em uma rede de relacionamentos positivos. Inclui uma relação satisfatória com o parceiro e com a família, ter amigos, poder contar com eles e estar à disposição deles, ser importante para outras pessoas.

Os dois primeiros pilares representam a dimensão intrapessoal (interna) da autoestima, os dois outros sua dimensão interpessoal (externa).

Alguns óleos essenciais sugeridos para o trabalho da construção da autoestima são:

CAMOMILA romana e alemã - desenterram sentimentos de raiva e frustração e redirecionam a energia do fígado para ações construtivas; confere equilíbrio para a ação do sistema nervoso. Calma mental e emocional.

LAVANDA - O óleo da calma e da harmonia para os tempos difíceis confere paz para os momentos de tomada de decisão.

Vetiver - o óleo do equilíbrio e da tranquilidade; confere sensação de adequação e senso de pertencimento, confere auto respeito.

TOMILHO– o óleo da bravura, confere coragem visceral para que o individuo possa se abrir para o mundo sem medo de ser julgado ou criticado.

JUNIPER BERRY - o óleo da timidez e da insegurança, confere auto confiança.

ROSA – o óleo da cura para as feridas emocionais profundas, ele confere paz, entendimento e cura para todo tipo de sofrimento estagnado no coração. Óleo de ação libertadora de questões emocionais antigas.

FRANKINCENSE – óleo divino, ele confere confiança na providência divina, que sempre proverá exatamente o que necessitamos para evoluirmos em todos os níveis.

CÍTRICOS - os óleos de Laranja, mandarim, graprefruit e bergamota são todos excelentes para ajudar a na construção da autoestima.

Quanto mais elevado for nosso nível de autoestima, maiores serão as nossas possibilidades de mantermos relacionamentos saudáveis, em vez de destrutivos, pois assim como o AMOR atrai o AMOR, a saúde atrai a saúde, a vitalidade e a comunicabilidade atrai mais do que o vazio e o oportunismo, atrai vida em abundancia.

No comments:

Post a Comment